O ÚLTIMO ECLIPSE DO SÉCULO
- VISÃO EM FOZ DO IGUAÇU
03-11-1994
https://www.facebook.com/prefeituradefozoficial/videos/eclipse-solar-total-1994/851457211907589/
Muitos cientistas e amantes da astronomia estão desembarcando em Foz do Iguaçu para acompanharem o eclipse solar. De lá será possível ver, a olho nu ou com o auxílio de telescópios, um eclipse total, pela última vez, no século XX.
Os astros sempre exerceram um fascínio sobre a humanidade. Há quem faça leituras astrológicas, com previsões sobre os destinos da Terra e das pessoas, nas rotas estelares.
O início do acoplamento dos astros está marcado para esta manhã. Fiquei na minha chácara Irecê, em Pirenópolis, Goiás, trabalhando no computador, para assistir ao espetáculo. Mesmo sem os instrumentos adequados. Sem ao menos umas radiografias para usá-las com lentes protetoras da vista. Dizem que o brilho intenso do sol pode levar até à cegueira.
O céu está despojado, limpo, graças à dissipação de uma frente fria que avançava para o sul. Tempo bom, sem nebulosidade.
Como não trouxe óculos especiais nem mesmo uma película de radiografia para proteger os olhos, logo cansei de ficar observando. Nesta região o eclipse vai ser de 60 a 70%, ou seja, parcial. Apenas dará para perceber a intensidade da luz declinar, para logo voltar a crescer. Para ver a silhueta minguante do sol, só mesmo com uma película contrastante. Acabei desistindo, indo trabalhar no note book. Pressenti depois que o sol enfraquecia, mas continuei entretido no trabalho.
A caseira comentou que as galinhas alteraram o comportamento, buscando refúgio, mas logo voltaram ao normal, desnorteadas.
Eu não cheguei a ver o eclipse. O próximo, só daqui e meio século... |